quinta-feira, fevereiro 03, 2011
Quadros de Leonardo Da Vinci revelam novos segredos
`A Monalisa´ é um dos quadros analisados na pesquisa
“La Gioconda” (mais conhecido como “A Monalisa”) e outros seis retratos pintados por Leonardo da Vinci revelaram novos segredos. A conclusão é de análises feitas por cientistas franceses, que detalham a composição e a grossura das camadas de pintura.
Segundo o estudo, o autor aplicou camadas muito finas de pintura nesses retratos. Conhecida como "sfumato", a técnica foi usada para amenizar os contornos e suavizar as transições entre a sombra e a luz nos rostos dos personagens.
Sete quadro atribuídos a Leonardo da Vinci foram analisados "sem extração de amostras, diretamente nas salas de museu do Louvre". Além de “La Gioconda”, foram estudados “A Anunciação", "A Virgem das Rochas", "La Belle Ferronnière", "São João Batista", "Baco" e "Sant´ Anna, a Virgem e o Menino".
Os pesquisadores do laboratório do Centro de Pesquisas e Restauração dos Museus da França se concentraram nos rostos, que são o elemento mais emblemático da técnica do "sfumato" aplicada pelo pintor renascentista.
O estudo revela que, para conseguir as sombras, o pintor utilizou várias técnicas, que se caracterizam pelo uso de finíssimas camadas de veladura translúcida. A pesquisa foi publicada na revista científica especializada em química aplicada "Angewandte Chemie".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário