sábado, fevereiro 26, 2011

Um amigo verdade

  Há muitas coisas que podem ser ditas a respeito da amizade verdadeira. Amigo é aquele que se preocupa com a felicidade do outro, com sua saúde, com sua realização. Amigo é aquele que nunca trai a confiança, sempre estaá por perto, na alegria e na dor.
  O amigo não conta fofoca a respeito do amigo; não sente inveja se o outro ganhou, comprou ou conseguiu alguma coisa que ele não tem; não guarda mágoa. O amigo alegra-se conosco, sofre conosco e sabe perdoar.
  Amigo não é só companhia para a diversão. Às vezes, as pessoas confundem as coisas, achando que amigos são aqueles que com elas saem para passear  e se divertir. Mas, quando chega a hora de uma necessidade, agente vê que nem sempre companheiros de farra são os que estão ao nosso lado. Será que amigos são só pessoas da mesma idade, que se encontram entre colegas de estudo, de trabalho, de diversão? Não só. Pais, irmãos, avós, professores podem ser grandes amigos. Geralmente, acha-se que amigo é uma coisa, família é outra, Não e verdade.
  Uma das maiores felicidades é quando conseguimos ter amizade íntima com as pessoas com quem vivemos todos os dias: significa ter confiança para trocar confidências dentro da própria família e conversar sobre assuntos que nos aflingem ou nos alegram. Isso depende muito atitude que os mais velhos têm. Se eles só sabem gritar ou punir, fica difícil o filho ou o aluno se abrir e confiar. Mas o adolescente e o jovem também pode tentar um diálogo amistoso para criar uma relação  de confiança e carinho.
  Também acontece de alguém procurar companhias apenas para apoiar suas fraquezas.
Há gente que acha que só é amigo quem concorda com tudo. Quem quer amigos assim não quer amizade, quer bajulação. Amigos podem e denem dar bons conselhos, quando preciso, e ficar preocupados quando o outro está enceredando por um caminho errado. Por isso, às vezes, alguns jovens não gostam de ter amizade com os mais velhos, pois sabem que receberão conselhos que, às vezes, não querem ouvir. 
  Uma pergunta surge no coração das pessoas: a amizade um dia acaba? Quem já foi nosso verdadeiro amigo, um dia poderá deicar de ser?  Amizade verdadeira nunca acaba, pois não deixamos de gostar de alguém. Se acabar, é porque não era amizade. Se alguém trair, ferir, desrespeitar gravemente um amigo é porque nunca foi amigo de fato.
  Os caminhos da vida é que podem afastar os amigos. Mudanças de cidade, de país, de rumos profissionais, questões familiares, a correria do mundo contemporâneo - tudo isso pode distanciar que se gosta. Mas não é que a amizade tenha acabado. Quando há um reencontro, tudo pode continuar como antes. E a alegria pode redobrar por se ter novamente próximo alguém que a vida havia afastado.


BJSSS! FoR gIrLs!!